3. Paranapiacaba

Olá, como vai você?

No primeiro dia da nossa terceira saída do estudo do meio fomos para Paranapiacaba
   Eu estava muito ansiosa para viajar com meus colegas (mesmo sendo o sexto ano que estava viajando com eles) na noite anterior eu mal conseguia dormir. Me lembro de ter acordado as 5:30 com minha mãe dizendo "Raquel! vamos logo ou você vai se atrasar!", me levantei rápido e me arrumei. Corri até a cozinha e tomei meu café. Peguei minha mochila e minha mala e saí de casa como a criança mais feliz do mundo (só que não ¬.¬).
   Quando cheguei na escola encontrei minhas amigas e ficamos conversando até a hora que nos chamaram para subir nos ônibus. Ficamos em uma fila esperando para que nossas malas fossem colocadas no bagageiro e nossos documentos fossem verificados. Quando chegou minha vez, achei que seria só mostrar o documento e a camiseta da escola e subir no ônibus, mas a professora disse que a cor da minha camiseta não era a cor da camiseta escola, fiquei um pouco nervosa e tive que pedir para o motorista tirar minha mala do bagageiro para que eu pudesse pegar outra camiseta da escola (que eu acabei não colocando depois). Quando finalmente consegui subir no ônibus me sentei com minha amiga Isabela. Pouco depois minha mãe me ligou para saber se estava tudo bem e se eu já estava no ônibus, expliquei para ela sobre a camiseta e ela ficou um pouco revoltada com a professora, o que foi bem engraçado.
    No caminho fiquei bem quieta apenas escutando minhas músicas no fone de ouvido, enquanto  Isabela não para quieta por um segundo se quer, a todo momento ela ficava se levantando para falar com as pessoas do banco a nossa frente. Quando já estávamos chegando em Paranapiacaba resolvi interagir com alguém do ônibus, então me levantei e fui até os bancos que ficavam mais afrente no ônibus, onde geralmente os professores ficavam. Comecei a conversar com Marcela a única aluna que estava perto da professora. Começamos a brincar e imitar os professores. E ficamos rindo até chegarmos na vila.

Paranapiacaba-São Paulo-2015-Vila de Paranapiacaba
Foto: Raquel S.

Quando chegamos descemos do Ônibus e andamos um pouco fazendo algumas paradas para que o monitor pudesse nos dar informações. Andamos um mais e logo passamos pela ferrovia e andamos bastante para chegar a uma casa que na verdade era um museu sobre a ferrovia e a vila. Após ver todo o museu tiramos algumas fotos e fomos almoçar. Todos estavam cansados já mas mesmo assim fizemos uma pequena trilha e no final paramos e nos sentamos um pouco apenas para completar nossos cadernos de campo, todos estávamos ansiosos para ir para o hotel, mas antes de correr para o ônibus todos pararam para comprar alguma coisinha em uma pequena barraca de artesanato.

Voltamos para o ônibus e pegamos a estrada para ir para Santos, onde ficava o nosso hotel.

Bem, acho que esse foi o nosso primeiro dia na terceira viajem do estudo do meio. Tenho que dizer que foi AMAZING.