2. A ferrovia e o trem a vapor

Bom dia !

Nessa postagem, iremos falar sobre a nossa experiência com a ferrovia e o trem a vapor...

Carro do Trem a vapor - Estação Anhumas - Campinas SP
Foto:Raquel Santos.
O Trem a vapor é uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor que compõe-se de três partes principais: a caldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico. O tender de uma locomotiva a vapor transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina. No interior da locomotiva, temos poltronas fixados no chão e grandes janelas. A iluminação interior existe mas, de dia, é quase desnecessária por conta da luz solar.
A ferrovia tem a bitola (bitola é a largura determinada pela distância medida entre as faces interiores das cabeças de dois trilhos) de 3′ ⅜″3 ou seja 1000 milímetros (mm). Os trilhos (são carris feitos de aço laminado, são paralelos entre si e ficam fixados sobre um dormente) têm, no total, 25 km de extensão. Os dormentes são as peças colocadas transversalmente na ferrovia cujo nele  são fixados os trilhos. Eles podem ser feitos de madeira, metal, betão ou concretoOs dormentes assentam por sua vez em cima de brita, que é composta por rochas trituradas.


      Estação Anhumas - Campinas - Trem a vapor - (Daniel Barreto)
As primeiras locomotivas apareceram no século XIX sendo o mais popular tipo de locomotiva até ao fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil as locomotivas a vapor receberam o apelido de "Maria-Fumaça" por conta da densa nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé.
Os trens, apesar de balançarem, dão uma sensação maravilhosa. O cheirinho do passado e o barulho das máquinas trabalhando nos faz relembrar coisas a muito tempo esquecidas e nos faz pensar do valor histórico e cultural que eles têm e já tiveram no passado...    
                                                                   ~Daniel Barreto

Um comentário:

  1. Muito bom o blog bem estrurturado e a interface bem interativa, sem falar o conteudo muito bom !!!

    ResponderExcluir