5. Fazenda Tozan - história e construções



  Oolá,

  Hoje falarei sobre a história da  Fazenda Tozan, um dos lugares que visitamos no estudo do meio.
  Localizada em Campinas - SP, a fazenda foi fundada em 1798 por portugueses e recebeu o nome de Fazenda Ponte Alta e nela era feito apenas o plantio da cana-de-açúcar. Em  1927 foi comprada por um grupo de japoneses que mudou o nome para Tozan e começaram a cultivar algodão, milho, arroz e feijão além do café e da cana de açúcar  
  Um fato muito interessante sobre essa fazenda é que, durante a segunda guerra mundial o governo tomou a fazenda porque o dono era japonês e a guerra era contra os japoneses. Depois de muito tempo, a fazenda foi devolvida mas com o terreno reduzido e como o dono teve muitos prejuízos por conta do tempo em que a terra ficou largada, ele ainda teve que vender mais uma parte das terras para que tivesse dinheiro para recuperar o solo e recomeçar a plantação. Antigamente a fazenda tinha 4.400 hectares e hoje tem 830.
  O atual dono da fazenda se chama  Toru Iwasaki, ele nasceu em Tóquio. Além da fazenda, a família de Toru ainda tem propriedades rurais  em outros países como a Coréia, China e Indonésia.
  A sede da fazenda foi construída em 1840 e por ser uma casa antiga tem muitas janelas para claridade e ventilação e fica de frente para o terreiro que é o local onde os grãos do café são colocados para secar depois da lavagem. É um espaço plano e aberto para que os grãos possam pegar a luz do sol. 
Campinas SP - 2015 - Sede da fazenda Tozan
Foto:Raquel Santos

  Não muito longe da casa-sede da fazenda fica a antiga senzala que algum tempo depois foi usado como casa para os imigrantes que trabalhavam na fazenda.

Antiga Senzala da fazenda
Foto:Raquel Santos





Por: Raquel Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário