1.O transporte do café em São Paulo: das fazendas ao porto, passando por Paranapiacaba

  Após o ensacamento nas fazendas, o café precisava de um transporte até o porto, isso foi uns dos maiores motivos para serem criadas as linhas ferroviárias e seus trens, mas antes do café chegar até o porto, havia um grande obstáculo que, a princípio, não os ajudou. Porém, tempos depois, perceberam que podiam usá-lo ao seu favor ao invés de dar a volta e ir por outro caminho, eles criaram três tipos de sistema ao longo do tempo, mas para esses sistemas funcionarem, era preciso pessoas para operarem tudo e para isso foi criada a vila de Paranapiacaba e com o tempo essa vila foi crescendo e está firme o forte até hoje!, mas voltando ao assunto, primeiro sistema de trens que ligou a estação de Paranapiacaba a estação do Valongo (porto de Santos), foi construído em 1867, chamado sistema funicular Serra Velha. O sistema tinha quatro "paradas" chamadas de patamares ao longo de um descida de 800 m e 8 km de extensão até a estação. Em cada patamar, havia uma casa de máquina que acionava cabos de aço que puxavam os trens e contra-pesos com até 60 toneladas, como o sistema de um elevador, quando um trem chegava em um dos patamares,os cabos eram trocados pelos do próximo patamar, caso algum cabo arrebentasse, havia um vagão especial que tinha garras na parte de baixo chamado de serra breque que impedia o trem descesse serra abaixo podendo causar algum estrago. O segundo sistema se chamava Serra Nova e seu nome se deve a existência de uma serra anterior, a Serra velha, tudo começou em 1895, o motivo foi que, há um tempo, o volume de café vinha crescendo e a necessidade de "atualizar-se" cresceu junto, e então fez que iniciasse a construção de uma nova estrada de ferro, paralela à antiga. A Serra Nova ganhou um sistema novo, endless rope, melhor dizendo, funicular, "sem fim". Eram divididos em cinco seções, em cada seção continha uma máquina de 1000 cv instaladas em posições subterrâneas, mesmo que, nenhuma máquina dessas ultrapassem 951 cv, o sistema era similar, alguns dizem que até igual ao de um teleférico, a capacidade de carga se avolumou de 60 para 120 toneladas. Para cada composição havia outra composição com o peso semelhante ou equivalente, para que contrabalance as forças de descida e subida e permitindo dessa maneira um esforço mínimo e esse novo sistema foi inaugurado em 1901. O terceiro e atual sistema, se chama Cremalheira, que é uma peça mecânica que consiste em um trilho dentado que juntamente com uma engrenagem gera energia rotacional que na ferrovia serve para vencer terremos ingrimes em ferrovias.Na ferrovia de Paranapiacaba é usado para vencer a serra do mar conseguindo assim descer o trem com o seu carregamento (no caso café) pelo terreno ingrime da serra.O Sistema Cremalheira foi instalado na Ferrovia de Paranapiacaba em 1974 construído com tecnologia Japonesa.

~Ryu, Beatriz e Gabriel

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