8. Vila de Paranapiacaba

  A vila de Paranapiacaba em Santo André foi construída em 1865 por conta da construção da primeira ferrovia do estado de São Paulo (São Paulo Railway). Ela foi construída por funcionários da ferrovia como centro operacional residência para eles.


Paranapiacaba-Santo André-2015-Estação de Paranapiacaba
Foto: Raquel S.

 Nós visitamos construções importantes da vila, como o Pau da Missa, o Viradouro e a Casa Fox.
O Pau da Missa era uma árvore que era usada como um mural de avisos em que o padre pregava avisos de missas, festividades religiosas e avisos de mortes de pessoas. Hoje em dia ele é um ponto turístico em que, segundo uma lenda, você pode evocar entes queridos que já faleceram. seu estado de conservação é bem ruim, a árvore já foi podada, está bem estragada e parece ser frágil.
 O Viradouro, era o local onde os trens eram manobrados (girados) já que não tinham como andar de ré e correr o risco de bater em outro trem. Hoje em dia é apenas uma parte do expresso turístico que faz a manobra.
 A Casa Fox era a residência de duas famílias dos operários da estação. Agora é uma casa de memórias que tem fotos e nomes de antigos moradores (também tem os apelidos dos novos moradores da vila de Paranapiacaba)


Vila de Paranapiacaba - 2015
Foto: Raquel Santos 


~~ Daniel Barreto e Raquel Santos


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário